FTTH (Fiber To The Home) é uma tecnologia utilizada na internet de banda larga e fibra ótica que consegue manter um contato direto entre o provedor de internet e o assinante. A rede proveniente da empresa contratada adentra a casa do contratante e assim provê um acesso exclusivo, mais estável e rápido ao cliente.

Embora as suas vantagens antecedam a fama que tem, o preço de instalação inicial assusta quem opta pela sua instalação. Nesse artigo queremos te mostrar que realizar a instalação ou a transição para o FTTH não é um bicho de 7 cabeças. Quando o provedor adquire conhecimento sobre o assunto e reconhece o seu potencial em trilhar esse caminho, é possível sair lucrando.

Vale à pena fazer a transição?

O impacto da instalação de uma rede FTTH não pode quebrar, nem impedir que o provedor cresça ou se endivide a ponto de falir.

Vemos a maioria dos provedores possuírem projetos fantásticos e listas de títulos protestados que vão do Oiapoque ao Chuí. O que queremos propor com esse artigo é justamente que se aja com bom senso e parcimônia quando se trata da escolha da tecnologia para seu provedor.

Uma rede cabeada Metro Ethernet consegue retornar ao instalador um Ebitda (recursos gerados pela sua empresa) de 4000% em um ano, ao passo que uma rede FTTH “retornará” no mesmo período, um saldo negativo de -70%, e esse fato não há como discutir.

Acontece que no segundo ano das instalações os recursos gerados pela rede Metro diminuem e os da rede FTTH crescem, sendo a tendência a repetição desse comportamento ao longo dos anos. Assim, em 5 anos a rede FTTH consegue alcançar um Ebitda tão bom quanto seria o de uma rede cabeada.

As etapas da transição

Dependendo do tamanho do provedor, dos recursos financeiros já obtidos e da maturidade de quem conduz esse negócio, quem opta por esse caminho pode se deparar com veredas um pouco “tortuosas”. É necessário passar por algumas etapas até que tudo se estabeleça em seu lugar e o lucro tão desejado, devido ao investimento realizado, retorne ao bolso.

Mas é para isso que a Voz e Dados e a Computech está aqui. Para mostrar que a realidade não é uma fantasia adorável em que o preço por instalar uma rede FTTH seja barato, porque definitivamente não é.

Nosso conselho

Uma transição bem legal que propomos é primeiramente estabelecer na cidade em que você atua uma rede Metro Ethernet, ganhar o dinheiro louco que ela garante e em seguida fazer a migração para uma rede FTTH.

Ao contrário do que muita gente pensa, hospedar uma rede Metro Ethernet e uma rede FTTH no mesmo provedor não as faz inimigas uma da outra. Ambas possuem vantagens e limitações. 

No caso, as limitações de uma rede Active Ethernet ou Metro Ethernet (ambos os termos são idênticos), são os ativos nos postes e nos térreos dos condomínios, enquanto que a limitação de uma rede E/GPON é o seu custo inicial. 

E para vencer essa barreira, que é o maior impeditivo de uma rede FTTH, por que não pensar mais à frente que o seu concorrente e instalar uma rede Metro Ethernet de grande capacidade?  Assim será possível migrar confortavelmente, sem perder clientes, para uma rede GPON por exemplo, sem possuir dívidas e ao final ainda ter um caixa sobrando.

Vemos provedores optarem por essa opção e saírem do rádio ganhando dinheiro, tendo posteriormente a liberdade de poder partir para redes FTTH e enfrentar seus concorrentes com inúmeras vantagens competitivas, pois onde se ativa um cliente FTTH GPON se ativam 7 clientes Metro Ethernet com a mesma velocidade.

É, realmente os switches de 50 reais queimam, mas o que estamos propondo é estabelecer um trampolim de excepcional qualidade e não uma divisão entre as tecnologias.

Se você não possui 750 reais para ativar um assinante, faça Metro Ethernet FTTX. Se tem sobra de caixa, compre sua OLT. Esse é o ponto central da conversa. E caso esteja no meio termo, faça ambos.

Curso FTTH

Nossa intenção não é gerar dependência e sim deixar sua empresa independente para gerir a rede da melhor forma possível.

Se você ficou interessado no assunto e quer adquirir conhecimento sobre a transição para a tecnologia FTTH, realize nossos treinamentos, leia nosso blog e fuja das fantasias que te vendem por aí. Assim que estiver com o caixa preparado faça o FTTH e seja o melhor provedor da sua região.

Podemos te ajudar prestando serviços, disponibilizando conteúdo, produtos e cursos da melhor maneira que somos capazes. Somos antes de mais nada provedores e defensores ferozes de nossa classe.

Boas instalações a todos! Seja METRO, seja PON. Para nós o que interessa é o seu sucesso!

Deixe uma resposta