Donos de provedores de internet, vocês com certeza já devem ter se perguntado ou ainda se questionam com frequência:

“O que fazer para obter mais lucro no final do mês?”

Diante desse questionamento queremos te trazer nesse artigo um guia de sobrevivência que vai te orientar a como operar com eficiência e realizar uma administração de qualidade seguindo passos básicos! Preparado? Vamos lá!

Foco na Internet

Veja, na abertura da WispaLooza em 2013, que é uma conferência anual que ocorre nos EUA, promovido pela WISPA, a maior associação de provedores de Internet da América do Norte, muito se falava em Voip e TV.

Essa última, na época, requeria severos investimentos em outras tecnologias, fora a Internet (mas continuam sendo caras e ruins até hoje!). Foi então que o presidente da WISPA abriu a feira com a seguinte frase: foco na Internet! Deixem os penduricalhos para mais tarde.

Agora vejo que ele estava certo. Como temos recursos limitados de reinvestimento provenientes do próprio investimento feito no passado, temos que ter muito foco naquilo que é nossa atividade final: a Internet.

Não que devamos parar de investir em complementos, claro que devemos estar atentos a isso, mas entre escolher trazer uma novidade toda semana e focar no que sabemos fazer bem, que é fornecer uma rede de acesso com clientes conectados que paguem a mensalidade, deve-se ter em mente: foco na Internet sempre!

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Ticket médio

Esse mesmo sujeito no ano seguinte disse que deveríamos focar em 3 coisas:

Ticket médio, Ticket médio e Ticket médio.

Os planos baratos são os maiores inimigos dos provedores de acesso e de qualquer empresa que vive de mensalidade. Um único real de desconto se transforma em R$12,00 ao final do ano. Multiplique esse valor por mil assinantes e você terá um prejuízo acumulado de mais de R$12.000 por ano para cada milheiro de cliente.

Calcule comigo: se dermos um desconto de R$40 reais por assinante em um plano de R$59,00 enquanto nosso concorrente pratica o valor de R$99,00, em um ano ele terá faturado R$480.000 a mais que nós, e se tivermos 2.000 clientes significa que nosso concorrente vai faturar quase R$1.000.000 de reais a mais que a gente. Pode isso?

Isso mata ou derruba qualquer empresa! Certamente em um par de anos o seu concorrente terá dinheiro suficiente para comprar a sua operação usufruindo de vantagens tecnológicas e conseguirá investimentos muito melhores, ao passo que você dará adeus ao mercado.

Não compre equipamentos desnecessários

Uma das reclamações que eu mais ouço dos donos de provedores é devido a quantidade de equipamentos desnecessários que eles saíram comprando por conta de consultorias mal executadas, seja por seus técnicos ou por consultores desnorteados e mal-intencionados.

Qual a necessidade de comprar 3 OLTs de uma vez, apenas em um determinado local? Você não vai vender tudo de uma vez. Da mesma forma, para que obter um cabo de 72 vias se um de 12 vias consegue atender as suas necessidades?

Entenda: se um sistema de médio porte te atende não há a necessidade de comprar um de grande porte. E é aí que voltamos ao primeiro tópico: foco na Internet!

Uma coisa é planejar e delinear o seu projeto para o futuro, outra é querer que ele aconteça amanhã.

Capacite sua equipe

Uma das piores coisas que se pode encontrar em uma empresa é uma equipe sem substitutos, que não possuam foco ou sejam incapazes.

Deve haver pelo menos 2 pessoas capacitadas para operar em qualquer função e em qualquer posição. Desde o funcionário que formamos em casa até aquele que pegamos pronto, esse nível só se atinge com treinamento e capacitação.

É com muito orgulho que vemos nossos funcionários crescendo profissionalmente e nosso negócio crescer como organização. Ao investir em capacitação seu negócio alcançará novos patamares!

Ter pessoas capazes de realizar tarefas com profissionalismo, identificando e resolvendo problemas com facilidade sem passar dias em cima de uma única situação faz uma enorme diferença.

Aprenda a fazer, mesmo que não vá fazer

Quando falamos em capacitação não estamos nos referindo apenas aos seus funcionários. Como gerente do próprio negócio, mesmo que não seja você quem vá realizar alguma tarefa, é essencial conhecer o que é passível ou não de ser feito.

Para delegar é preciso conhecer, para então ensinar. A partir de hoje você deve ser a pessoa mais importante da sua empresa. Invista e destaque-se por meio de cursos, treinamentos de fabricantes, workshops técnicos e comerciais, eventos, webinars ou feiras. Sempre se aprende alguma coisa quando pensamos fora da caixa.

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Esteja preparado para as emergências

Infelizmente, no mercado da Internet é normal termos algum tipo de emergência. Seja um temporal, incêndio, queda de energia prolongada, ou ainda falta de link da operadora. Talvez um roteador ou OLT que queima sem explicação aparente e etc, etc, etc…

Minimizar e até mesmo eliminar todas essas possibilidades devem ser seu objetivo a partir de hoje. Avalie os seus pontos falhos, planeje-se para futuras emergências e organize-se para saber o que fazer em cada caso. 

Cuidado com a consultoria

Uma opinião de fora pode te ajudar sim, isso é fato! Só que… Na teoria funciona muito bem, principalmente quando vemos a maravilhosa propaganda que o consultor faz na Internet. É como se existisse um reino mágico onde nunca há problema.

Mas acontece que na prática a coisa funciona de forma muito diferente. Aqui vão alguns conselhos, e amigo, quando você me encontrar na rua, pode pagar o meu almoço! Sem exageros, mas depois de 25 anos de experiência fica mais difícil me enganar, perceba:

– Se o consultor quiser usar o próprio ou o sistema do amigo dele, fuja imediatamente!

– Ele pode tentar te aprisionar com suas técnicas. Se você precisa chamá-lo a cada nova senha, novo processo ou nova intervenção, saia correndo. E caso já o tenha contratado, ache um jeito de escapar.

– Se ele não segue nenhum padrão de mercado, fuja! Prefira sempre os consultores que se baseiam em ITIL, BICSI, RCDD, processos ISO, 5S e etc. 

– Fuja dos consultores com fórmulas mágicas criadas por eles mesmos, temos visto cada fracasso sair caro

– Realize os seus trabalhos e estabeleça começo, meio e fim. Pague e se despeça.

Claro que nem tudo é coisa ruim no mundo, existe uma imensa gama de consultorias de resultado no mercado. Acredito que temos sorte porque a maioria dos profissionais da nossa área são pessoas comprometidas com nosso sucesso. Aqui vão algumas dicas de como separar o joio do trigo:

Ligue para alguns clientes da empresa / pessoa e informe-se sobre o trabalho do mesmo.

Pergunte sobre a empresa / pessoa em grupos de WhatsApp, Facebook, etc. A informação está a seu favor!

Dê um “google” para conhecer sobre o perfil do cidadão ou da empresa que você pretende contratar.

– Verifique SPC / SERASA do CPF / CNPJ da empresa / pessoa. Em geral, boas práticas sugerem nomes limpos.

Investimentos em pessoal são permanentes enquanto que contratações externas podem virar remédios amargos em determinados momentos transitórios, tenha isso bem presente em sua mente.

E para finalizar aqui vai um outro conselho meu:

” Prefira sempre capacitar a sua equipe de confiança a contratar alguém de fora, sabemos que muitas vezes isso é impossível, mas esse deve ser o nosso objetivo principal! “

Bons lucros a todos! Abraço forte!

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