Prezado colega provedor de internet, você já deve perceber que um dos maiores desafios no nosso ramo de atuação é gerenciar a parte técnica e comercial de nosso trabalho?

É frustrante não conseguir gerenciar o que parece ser um problema simples e saber que a empresa não lucra devido a sua incapacidade de resolvê-lo. Apenas quando capacitados encontramos a chave do sucesso para o crescimento de nossa empresa.

Por isso nesse artigo vamos dar 5 dicas preciosas que irão te ajudar na gestão técnico-comercial do seu negócio. Chega de frustração e improdutividade. Vamos lá!

  1. Treine substitutos

Com certeza você já ouviu falar: “Ninguém é insubstituível”.

Bom, seria legal caso isso se aplicasse ao nosso trabalho.

Trabalhar com OSPF da rede ou mexer no roteador de borda podem ser desafios que estão muito além da imaginação da sua equipe.

Tenha em mente que é preciso ter no mínimo 2 pessoas capacitadas dentro da sua empresa, ou fora dela, que sejam capazes de resolver qualquer problema mais grave que venha a afetar toda a rede.

No entanto, alertamos: depender de empresas de fora ou de um único consultor pode ser um veneno nessa hora. Quando mais precisamos eles não estão online para resolver, por isso, é ótimo ter eles por perto, mas então “quem tem um não tem nenhum”.

  1. Utilize ferramentas digitais na nuvem como alternativa

Hoje em dia é possível fazer desde o backup do roteador de borda até o sistema administrativo na nuvem.

Para o crescimento de provedores de internet, use como alternativa as duas frentes: nuvem e local, pois elas são combinações de sucesso na maioria das empresas.

  1. Contrate um CRM

Ter sua locomotiva de vendas nos trilhos não é tarefa fácil, fazer isso sem um CRM é quase impossível.

Customer Relationship Management” ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Para pequenas e médias empresas, assim como para startups, é essencial que existam estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente.

Quando utilizado da forma correta ocorre:

  • Aumento de vendas
  • Otimização da rentabilidade
  • Antecipação da necessidade do cliente
  • Captação de novos consumidores, e muitas outras vantagens.

Quando não utilizado e algo ocorre de maneira inesperada, torna-se demorado o processo de encontrar a raiz do problema. Foi devido ao preço, à falta de cobertura, o plano mal dimensionado ou os serviços extras que seu concorrente ofereceu?

Sem um CRM pode levar meses até você reagir e pode ser tarde demais.

  1. Qualificação interna

Sempre é interessante treinar a base que a sua empresa possui e capacitar os seus funcionários.

Utilize ferramentas como cursos EAD, aulas presenciais, Mikrotik, Fibra Óptica, Ubiquiti, vendas, gestão e muito mais.

Existem talentos na sua equipe que podem estar sendo desperdiçados pela falta de um plano de qualificação. E aqui qualquer desperdício é prejuízo direto no seu bolso.

  1. Conte com a Voz e Dados

E aí? Qualificou a equipe, usou as alternativas que estão ao seu alcance e contratou um CRM? Mesmo assim, conte sempre com a gente!

Não é querendo apenas vender o nosso peixe (tudo bem, também é!), mas possuímos os melhores treinamentos para a sua empresa.

Mikrotik, Fibra, OSPF, BGP, Vendas, Modelagem e muito mais, esses são apenas alguns trabalhos que temos no nosso portfólio completo de certificações.

Visite nosso site, e conheça o nosso trabalho e vem fazer parte dessa equipe de sucesso você também! Não vai ficar de fora. Forte abraço!

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