Ao realizarmos um planejamento tributário da maneira correta, nós, pequenos ou médios provedores de internet, e respectivamente, pequenos ou médios empreendedores, economizamos recursos que futuramente podem ser investidos em nossa empresa.

Vale a pena contratar um profissional?

No quesito tributação, é verdade que os contadores se encaixam na vaga.

Porém, em geral, esses profissionais estão acostumados a trabalhar com o comércio de produtos, lojas e o setor de serviços, e não de empresas de Internet e Telecomunicações.

Por essa razão eles podem acabar se tornando a sua pior assessoria, já que te levam a caminhos que muitas vezes vão exigir pagamentos errados e/ou indevidos.

Claro que não há problema em contratar alguém que saiba trabalhar com isso e possua experiência na área.

De qualquer forma mantenha-se atento, pois não basta que um profissional, mesmo contratado, lide com essa questão sozinho.

Nós, como proprietários da empresa, devemos supervisionar e, conhecedores do que deve ser feito, trabalhar para que haja o mínimo de prejuízo.

Como capacitar a gestão interna da empresa?

Assim como falamos acima, um bom provedor de internet deve conhecer as leis que regem o setor: desde o SCM, SVA, SCI até o STA, o conhecimento da sua utilização pode evitar gastos desnecessários, mesmo estando sob o “manto sagrado” do Simples Nacional.

Até estar sob esse “manto” pode ser uma grande armadilha se você o faz da maneira errada ou simplesmente não destaca seus serviços da forma correta em seus contratos e documentos fiscais.

Se a empresa afunda devido aos passivos tributários, sendo que estes podem levar o seu provedor a falência em caso de fiscalização estadual, ou pior, tem que recolher tudo de novo com juros e multa, sobre 100% da sua arrecadação… bom, temos um grande problema aí.

Para você ter ideia, temos exemplos de empresas que passaram por essa terrível experiência em praticamente todos os estados da federação.

E caro provedor de internet, garantimos: a questão tributária não é algo monstruoso, não para quem sabe o que faz.

Há uma armadilha preparada para pegar as empresas que crescem. Cabe a você a decisão de evitar cair nela.

Questão de conhecimento

Pensando nisso a Voz e Dados criou um treinamento baseado no que há de mais moderno no Brasil em termos de planejamento tributário opinativo e econômico de modo a fugir da ganância arrecadatória dos estados, pagando corretamente seus impostos de forma organizada, planejada e dentro da legislação vigente.

O curso on-line Tributação para Provedores de Internet 2.0 é o treinamento que você estava esperando! Clique aqui e saiba mais.

Visite nossa página, conheça o nosso trabalho e vem fazer parte dessa equipe de sucesso você também! Não vai ficar de fora. Forte abraço!

Deixe uma resposta