Eu e você sabemos da dificuldade que é administrar o nosso próprio negócio.  Fatores como a concorrência, a necessidade de constante atualização sobre a atividade, fora os verdadeiros malabarismos que temos que fazer para ver nosso provedor (ou futuro) prosperar… não é fácil!

Por isso hoje trouxe um guia, que vai, senão lhe ensinar, te ajudar a seguir o passo a passo de como planejar e montar um provedor.  

Se o seu negócio precisa de apenas um ajuste, isso também serve para você. Confira!

1) Avalie o local

É fundamental analisar a área em que o provedor será instalado. Verifique se a sua cidade é uma boa candidata para receber uma rede de Internet fibra, cabo ou rádio. Observe o fluxo de clientes, concorrência e até se existe fornecimento rápido de materiais que serão úteis para o provedor. Defina seus próximos passos a partir daí!

2) Encontre um provedor de fibra para fornecer seu Link de saída.

Encontre um prédio, casa ou local onde você consiga comprar e transportar para ali uma conexão de fibra.
E se for necessário usar o telhado? Isso pode ser bom para rádios digitais e/ou para iniciar uma rede sem fio, por exemplo. Analise todos os fatores!

3) Encontre sites de retransmissão de rádio ou locais para colocar armários ópticos

Estenda sua rede com ou sem fio para mais perto e para o máximo de clientes possível. Seja com cobertura de fibra ou rádio, a receita de planejamento é a mesma.

4) Escolha uma plataforma de hardware

Avalie as opções disponíveis para hardware com e sem fios. Fibra ou rádio, a plataforma de equipamentos vai te ajudar depois.

5) Faturamento e gerenciamento de clientes

Não adianta apenas montar o provedor, verifique se você é capaz de receber pagamentos e oferecer suporte aos seus clientes. Já existe um sistema que adequa as suas necessidades ao seu crescimento? Pense nisso!

6) Topologia de núcleo de rede

Projete sua topologia de rede para tornar sua rede confiável e escalonável. Roteadores, switches, endereços IP, VLANs, etc.

7) Construa sua infraestrutura.

Instale o hardware para sua conexão de fibra e/ou seus sites de retransmissão de rádio, um de cada vez.

8) Instale um cliente

Receba seu primeiro cliente on-line! Se você realizou corretamente os passos citados acima, seu provedor já deve ter um cliente. Estude a relação formada entre seu provedor e ele. Estabeleça confiança e esteja pronto para reparar quaisquer erros da sua parte. Com poucos clientes fica mais fácil fazer mudanças.

9) Marketing

Você conhece o poder da Internet? Agora é importante que todos saibam do seu serviço, portanto faça muito barulho!

10) Manutenção

Utilize do planejamento e estratégias de negócio a curto, médio e longo prazo. Onde seu provedor estará daqui a 5 anos? Mantenha a rede funcionando sem problemas, mesmo com mau tempo.

Somos a Voz e Dados

A Voz e Dados é uma empresa especializada em tecnologia, que atua há mais de 10
anos capacitando e auxiliando provedores de internet com os melhores cursos e
treinamentos presenciais e à distância.
Assim como seu provedor partimos de um ponto inicial e seguimos as etapas essenciais
para fazer do nosso negócio um sucesso. Agora é com você!

Bons negócios!

 

 

 

Deixe uma resposta