Antes de falarmos sobre Mikrotik queremos te alertar sobre o consultor ruim.

Ele é aquele cara, por vezes arrogante, que acha saber tudo. Fala somente de marcas famosas e sempre tenta te convencer a ficar dependente delas, e dele é claro. Menciona nomes e siglas que você não entende direito e óbvio… no aperto, apenas ele pode te ajudar.

Normalmente esse cara não gosta de Mikrotik porque o software da Letônia é tão bom e tão simples que não gera a dependência necessária para que ele se torne dono da sua rede por muitos anos, visto que, como vamos mostrar a seguir, sair do RouterOS é tão ou mais fácil quanto sair de qualquer outro sistema ou fabricante.

Tome cuidado com esse tipo de conversa, seja prudente nos gastos de seus recursos e eficiente ao lidar com seus problemas.

 

Lembre-se: o autoconhecimento dentro da empresa na base é sempre a melhor saída!

Nesse artigo vamos te dar os 10 melhores motivos para utilizar Mikrotik em um provedor de internet. Obviamente o RouterOS software, que é a base do sistema Mikrotik, não será a solução milagrosa para todos, mas tem sim o potencial de alavancar um provedor de internet, seja ele pequeno ou médio.

 

Preparado? Acompanhe!

 

Os 10 motivos para usar Mikrotik

  1. Preço

Uma Routerboard 4011, um Roteador CCR ou mesmo uma licença para PC Level 6 tem o custo de 10 a 100 vezes menor que seus concorrentes e com elas você faz quase tudo que precisa.

É significativamente melhor para pagar tendo em conta a vantagem oferecida em troca. Em uma máquina relativamente simples é possível organizar vários Gigas na rede por um valor muito abaixo de qualquer outro fabricante do mercado.

 

  1. Tecnologia avançada

O RouterOS da Mikrotik tem praticamente todas as funções avançadas de qualquer produto de ponta no mercado, e é o único projeto que contempla tantas funções em um único sistema.

As mais comuns são:  MPLS, IPSEC, VPLS, Vlan, OSPF, IPV6, entre outras. Onde teríamos que ter 4 ou 5 sistemas diferentes para as tarefas, no Mikrotik fazemos com várias caixas, mas com um único e barato sistema operativo funcional extremamente produtivo.

 

  1. Camada 7

Quase uma redundância termos um sistema tão barato que vai até a camada 7 no modelo OSI. Enquanto produtos mais caros vão basicamente até a camada 2 ou 3 o RouterOS oferece funções avançadas até a camada de aplicação.

É quase incomparável com sistemas até mesmo bem mais caros! Em sistemas de outras marcas teríamos que ter 7 ou 8 caixas, mais subprodutos, para fazer o que o Mikrotik faz com apenas um único tipo de sistema.

 

  1. Plataforma Layer2 e Layer3

Os sistemas Mikrotik agora contam com uma tecnologia avançada de Switching em camada 2 oferecendo novas soluções com muitas portas para redes metropolitanas de grande largura de banda com velocidades de até 10 Gb/s por porta Ethernet.

Eles se mostram com menores preços e maior capacidade de lidar com tráfego pesado. Na linha de Layer3 temos os CCRs que já se tornaram a base dos pequenos e médios provedores principalmente no Brasil, mas também pelo mundo todo.

 

  1. Separar os serviços pode ser a sua salvação

Com Mikrotik usando uma caixa para Switch, outras para PPPoE server e outras ainda para BGP, é possível chegar muito mais longe do que se chegaria com qualquer outro fabricante, pelo menos até termos condições de adquirir caixas especificas mais robustas, isso sem contar com a infinidade de serviços que podemos fazer com um único tipo de sistema!

Redundâncias e escalabilidade também estão entre as facilidades do sistema.

 

  1. Multifunção

 Aqui vai uma lista de aplicações que quase todo provedor usa: VPLS, BGP, OSPF, MPLS, Vlan, IPV6, Shapping Queues, Vlan TAG, roteamento, IPSEC, Túneis VPN, PPPoE. O Mikrotik faz tudo isso de forma muito satisfatória e engloba tudo no mesmo sistema, sem ser preciso mudar de plataforma ou adivinhar o que cada coisa faz melhor.

Isso nos poupa tempo e dinheiro!

 

  1. Padronização

No RouterOS existe a preocupação de haver compatibilidade com outros sistemas. Com ele é simples “falar” com outros fabricantes que seguem as mesmas RFCs. Logo, por isso, um sistema que segue rígidos padrões de rede traz inúmeros benefícios: se for preciso trocar equipamentos, ou até substituí-los por outra marca, tudo se torna bem mais simples do que seria caso se utilizasse sistemas proprietários.

 

  1. Facilidade na saída

Não gostou? Precisa de algo mais específico? Como o RouterOS é simples e segue padrões de compatibilidade, até mesmo se você precisar de algo mais exclusivo para realizar uma determinada tarefa, você irá levar poucos minutos para migrar.

No Mikrotik tudo é visual, prático e rápido.

 

  1. Torne-se um especialista

Uma série simples, com 1 curso básico MTCNA e mais 4 cursos de engenharia MTCRE, MTCTCE, MTCUME e MTCINE e você tem seu funcionário habilitado a lidar com o software e a plataforma na área de redes.

São aproximadamente 100 horas de imersão em Network e você será ou terá um empregado totalmente capaz de “andar” dentro da rede com suas próprias pernas. O sistema ainda conta com material abundante e disponibiliza vídeos na Internet.

 

  1. Você não estará sozinho

Todos os anos a Voz e Dados oferece treinamentos periódicos e Oficiais de Mikrotik em todas as regiões do Brasil.

Somos a empresa líder em treinamentos Mikrotik no Brasil, tanto em turmas como em número de alunos. Com a gente você e seus funcionários vão se tornar hábeis e capazes de lidar com os principais problemas e desafios de crescimento. Até mesmo para saber a hora de entrar e sair da plataforma Mikrotik em determinadas situações.

Nosso negócio não é gerar dependência e sim deixar sua empresa independente para gerir sua rede da melhor forma possível com a ajuda desse fenomenal sistema chamado Mikrotik RouterOS. Vem com a gente!

 

A Voz e Dados é uma empresa especializada em tecnologia, que atua há mais de 10 anos capacitando e auxiliando provedores com os melhores cursos e treinamentos presenciais e à distância. Junte-se a nós!

Muito sucesso para você, forte abraço!

 

Deixe uma resposta