Antes de partir para o “como montar um provedor” é preciso adquirir conhecimentos básicos sobre o assunto como: tipos de rede, fibra óptica, cobertura Wi-Fi, público alvo e clientes potenciais são apenas alguns dos tópicos mais essenciais.

Sem essa etapa inicial, de conhecer o que você deseja entregar e para quem o seu produto será entregue, fica bem complicado dominar os artifícios e as nuances que envolvem prover acesso à Internet com segurança e boa qualidade.

Para te ajudar nesse processo, separamos aqui algumas questões e seus respectivos esclarecimentos, que devem ser levantados antes de haver realmente o investimento. Tome esses conhecimentos como base para o seu plano de negócios. Anote tudo. Preparado? Vamos lá!

Orçamento e potência

Antes de criar uma rede óptica, e antes mesmo de lançar o cabo, é necessário ter em mãos alguns resultados de pesquisa:

  • Uma estimativa confiável do sinal que cada cliente vai receber.
  • A quantificação da perda de sinal óptico em cada ramificação (Splitagem).
  • Lista de equipamentos a serem utilizados.
  • Metragem da fibra
  • Quantidade de conectores que você vai poder colocar no projeto.

Assim, ao ser executado é possível obter um padrão com nível de excelência próximo ao que foi planejado.

Entrega de velocidade

Outra coisa importante é entender as limitações que cada tecnologia possui: quanto é possível vender, qual a divisão adequada ao plano que você quer implementar, como utilizar a tecnologia escolhida (EPON ou GPON) e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Respondidas essas perguntas? Agora descubra o custo-benefício, para a sua empresa, de cada item.

Necessidade de compra

Por padrão não recomendamos nenhum fabricante específico, até porque existem dezenas de bons fabricantes no mercado. Mas disponibilizamos em nossos cursos uma lista dos melhores equipamentos para se montar um bom projeto.

Dispomos o conteúdo de forma clara e objetiva para que você possa sair com ideias concisas do que se pode e não pode fazer a respeito de cabos, conectores, CTOs, CEOs, OLTs, por exemplo. Esses conhecimentos lhe ajudarão a entender como montar o seu provedor.

Estrutura

Conectores pré-polidos, cabos drop, adaptadores e splitters ópticos, são exemplos de acessórios passivos que você vai precisar. Consistem em equipamentos responsáveis pela entrega do sinal, otimização e realização da conexão, além da divisão da rede. Tudo isso para a internet chegar com qualidade ao usuário final.

Licença SCM: onde e com quem fazer

Ao montar um provedor de fibra é absolutamente necessário adquirir a Licença SCM e apresentar o seu projeto às concessionárias de energia, pois isso garante a sua legalidade perante a lei e autorização para atuar livremente no mercado.

Entre em contato conosco, a Voz e Dados tem parceiros bem conhecidos para te ajudar nessas duas situações.

Somos a Voz e Dados

A Voz e Dados é uma empresa especializada em tecnologia, que atua há mais de 10 anos capacitando e auxiliando provedores de internet com os melhores cursos e treinamentos presenciais e à distância.

Preparamos um Kit de Capacitação em Fibra Óptica para você que deseja aperfeiçoar ou aprender como montar um provedor de internet. Composto por 3 módulos, aprenda tudo sobre redes de fibra óptica PON e receba duas planilhas que calculam sozinhas o valor aproximado do padrão de sinal de ONU. Agarre essa oportunidade!

Desejamos sucesso para o seu empreendimento!

Deixe uma resposta