Será que você sabe fazer a correta gestão da inadimplência no seu provedor de internet? Podemos afirmar que a falta de posicionamento contra o descumprimento do contrato é o motivo de maior sangria de recursos dentro de uma empresa. Daí a importância de fazer a gestão correta da mesma! E você nos conhece, não poderíamos deixar de falar sobre o assunto. Entenda aqui as fontes e os caminhos que geram o aumento da inadimplência, acompanhe!

Como gerir os recursos

Nossa obrigação como provedores é – no mínimo! – minimizar a inadimplência, caso contrário grande parte do trabalho, esforço técnico e financeiro empregado para ativar os clientes vai por água abaixo.

Separamos abaixo 4 dicas para te ajudar a entender o que fazer em cada momento desse processo. Vamos, não vai ser tão difícil.

Dica 1 – Cancelamento

Ao contrário do que a maioria dos clientes pensa, cancelar o serviço não significa deixar de fazer o pagamento. Esclareça essa situação para o seu consumidor no contrato, no momento da venda e até durante o seu relacionamento com ele.

Posteriormente, se houver o interesse em fazer o cancelamento da assinatura, o cliente precisa manifestar a total vontade de fazê-lo e não apenas interromper o ciclo de pagamentos.

É preciso estar atento: 95% dos cancelamentos são combatidos nos primeiros dias de atraso, isso quer dizer que os seus profissionais precisam estar treinados para identificar essa oportunidade e fazer contato pessoal e direto com os clientes que não pagaram a fatura.

Portanto deixe bem claro: caso o cliente queira cancelar, ele precisa ligar, passar pelo procedimento padrão de REVERSÃO, e assim finalizar essa etapa. Quer saber mais? Conheça o nosso treinamento de Reversão de Cancelamento!

Dica 2 – Bloqueio do Acesso

Esse método é bastante eficaz, mas a dica aqui é: não saia bloqueando como se fosse uma metralhadora giratória, algo do tipo “não pagou, não acessou”. Além de esse comportamento ser vedado pela legislação (o que vamos tratar em outro tópico) é muito deselegante e mal educado por parte da empresa.

O cliente deve ser rodeado de informação e deve sentir-se constrangido ao não pagar, dada a quantidade e principalmente a qualidade da informação que ele recebe logo após o vencimento da fatura e até mesmo pelos lembretes feitos antes dela.

Por isso foque na comunicação correta! Ela é a grande arma do provedor na gestão da inadimplência.

Dica 3 – Laços humanos

Outro fator importantíssimo na correta gestão de inadimplência no provedor de internet!

Aqui voltamos a bater na tecla de que devem existir na empresa funcionários bem treinados na arte da cobrança, além de ferramentas de gestão adequadas ao seu negócio. Será que o seu sistema está construindo ou destruindo esses laços? Fique atento!

Há sistemas de “gestão” que não estão preparados para criar laços humanos entre clientes/empresa. O sistema deve ajustar emails, SMS, CRM de ligações, lista dos inadimplentes e seus perfis de pagamento de modo a se adaptar com a curva ABC dos clientes. O que veremos a seguir!

Dica 4 – Curva ABC da cobrança

Em posse das informações do seu sistema ou mesmo usando um Excel da vida trace uma estratégia de planejamento de cobrança para minimizar a inadimplência. Isso se faz através da curva ABC, onde tratamos primeiro os perfis A depois os B e por último os C.

E no momento de ligar para o cliente? Tome cuidado com a ordem que você procede nessa etapa. Há casos em que os atendentes saem ligando por ordem alfabética, sempre cobrando os mesmos consumidores. Trata-se de um erro! Elencar prioridades na hora da cobrança é algo fundamental a ser considerado.

Então anote aí, os fatores que devem ser considerados são: assiduidade, perfil econômico, ticket médio e por último vai descendo a escada para degraus inferiores de cada perfil de inadimplente, deixando os piores clientes para cobrar no final da curva e não no início onde a recuperação é bem mais fácil.

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Aprenda técnicas e estratégias para minimizar essa forte sangria de faturamento e não se esquece de se inscrever (vagas limitadas!) para receber os avisos e participar do curso. Um EAD que vai fazer uma grande diferença no seu faturamento.

Vem melhorar e crescer com a gente, estamos te esperando. Sucesso e bom curso a todos!

 

 

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