Cremos que o terror de toda empresa, principalmente o das menores, passa por algo chamado ticket médio baixo. Trata-se de um dos parâmetros mais importantes no qual podemos nos basear para avaliar o desempenho de um provedor. Essencial, não é? Por isso elaboramos este guia. Se a sua empresa percebeu que está na boca do lobo ou está indo por esse caminho chegou a hora de mudar, e não se preocupe, aqui temos as soluções. Saiba mais!

O ticket médio baixo

Para começo de conversa: o que é ticket médio?

Nada mais e nada menos do que a soma dos pagamentos efetivamente efetuados dividido pelo número de portas – ou outro produto comercializado pelo seu provedor – vendidas.

E na prática? O que significa ter um ticket médio baixo?

Significa que a média de venda dos seus produtos é baixa, ou seja, seus clientes provavelmente consomem muito pouco dos seus produtos ou seus produtos tem um valor tão baixo que mesmo que haja um maior número de vendas, a margem de lucro não é suficiente para te trazer um retorno econômico positivo.

A solução para o ticket médio baixo

De agora em diante vou contribuir para que o seu provedor seja melhor que o do concorrente e que a visão que os clientes tenham de sua empresa seja de bastante orgulho.

Isso mesmo, para pagar mais caro, seu cliente precisa sentir orgulho por consumir a sua Internet e isso passa diretamente por tipos de ações e técnicas comerciais que elevarão o seu ticket médio.

E vamos a elas!

De agora em diante sua obrigação é ter:

  • A melhor comunicação visual – mais limpa possível e sem falar em valores.

  • A maior velocidade possível em qualquer caso – seu plano mais vendido tem que ser também o mais veloz ou um dos mais velozes.

  • A melhor cobertura de sinal dentro e fora da casa do assinante (e quando falo fora, digo em outros locais das cidades também!)

  • O melhor roteador que o dinheiro pode pagar – ofereça sempre um upgrade de roteador para uma cobertura maior de sinal Wireless, assim como maiores velocidades. Nisso a Voz e Dados pode te ajudar muito!

  • A melhor equipe comercial de pré vendas e vendas possível.

  • O melhor suporte munido com a mais veloz resposta de uma equipe o mais modelada possível.

Não tão fáceis de atingir, esses objetivos ainda encontram um porém!

A triste notícia que eu tenho para te dar é que nenhuma das alternativas anteriores trata-se de diferencial competitivo. Nem velocidade, nem cobertura, nem suporte, nem pré venda, nem pós venda.

Afinal, todos os desafios citados acima não são nada mais nada menos do que sua obrigação como empresa para com o consumidor e não um diferencial competitivo.

Tá bem, mas então qual diferencial competitivo vai elevar o Ticket médio baixo da minha empresa?

O diferencial competitivo

Bem, se o seu concorrente tem todos os pontos citados acima como forte da empresa ou pelo menos alguns deles, isso será um problema? Não necessariamente… Mas isso só porque você leu esse post e agora vai tratar de se diferenciar. 

Vamos a algumas coisas que o seu provedor pode e deve fazer para fidelizar os clientes:

1 – Plano Integrado de Marketing e Comunicação.

2 – Mais serviços e mesma fatura.

3 – Benefícios de Ser cliente.

4 – Fazer o cliente ver as suas ações sociais.

5 – Técnicos e vendedores modelados aos padrões da empresa.

Quer algo mais explicado? Sem problemas:

1 – Plano Integrado de Marketing e Comunicação

Nos nossos cursos de vendas ensinamos o seu provedor a ter planejamento e um plano integrado de Marketing e Comunicação.

É preciso que o seu cliente antigo se sinta tão bem quanto um cliente novo.

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2 – Mais serviços e mesma fatura 

Itens como câmeras de segurança, aplicativos exclusivos, TV e voz podem ser alguns diferenciais do seu provedor, assim como ele poder continuar a ser seu cliente fora da empresa onde você tem uma gerência completa de Wi-Fi fora da residência.

3 – Benefícios de Ser cliente

Você precisa pensar continuamente em trazer benefícios para seus atuais clientes: entrada para shows, cinema, sorteios de ingressos e entradas.

Tenha em mente que marketing se faz com gerenciamento de benefícios, de repente eles se tornam tão relevantes que ninguém pensaria em cancelar uma Internet dessas.

4 – Fazer o cliente ver as suas ações sociais

Muitas empresas fazem ações sociais, mas talvez não envolvam seus clientes. Fazer o bem pega… muito bem na verdade.

Ações como trazer brinquedos ou ração animal para que a sua empresa distribua para alguma ONG. Faça com que seu cliente seja o protagonista das suas ações solidárias.

5 – Técnicos e vendedores modelados aos padrões da empresa

Esse deve ser o item mais importante!

Tenha sempre em mãos um guia de procedimentos. A Voz e Dados está aqui para te ajudar a modelar seus técnicos e vendedores. Precisamos cada vez mais de pessoas, tanto dentro como fora da empresa, que sejam verdadeiramente engajadas com o negócio.

É preciso ter orgulho do que fazemos e passar essa vontade para a equipe através de endomarketing de qualidade.

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A solução do ticket médio baixo passa por suas ações

Primeiramente tenha em mente que um roteador da mais alta qualidade pouco ou nada significa quando falamos em fidelidade ou aumento de Ticket, porque como já discutimos isso não é algo que pode diferenciar o seu provedor.

Se o seu provedor está indo por esse caminho, pare e repense.

Não estamos dizendo que não seja necessário investir em bons equipamentos na casa do cliente, estamos dizendo que isso não faz a menor diferença porque isso faz parte das suas obrigações e não um diferencial.

Além disso, já percebeu que todas as operadoras fazem isso? E se o seu concorrente ainda não o fez, vai fazer.

Aliás, como vimos acima, o seu concorrente pode te superar de diversas formas: tecnologia mais avançada, novos equipamentos, oferta de menor preço ou oferta de maior velocidade. Só existe uma coisa em que ele não poderá te ultrapassar e isso se chama MARKETING e TALENTO comercial.

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A Voz e Dados tem os cursos de modelagem que a sua empresa precisa!

Modelagem de Vendedores e Modelagem de técnicos e ainda o Guia padrão de comportamento do técnico em telecomunicações. Garantimos que eles vão te ajudar – e muito – a criar os diferenciais competitivos que você tanto precisa e quer.

Com esses e outros conceitos bem definidos seu negócio pode alcançar novos patamares no mercado.

Seja em um provedor de Internet, empresa de TI, dando suporte em redes para empresa ou mesmo dentro da sua própria organização onde trabalha ou é proprietário, o ticket médio baixo vai virar lenda.

Seja muito bem vindo a uma nova era de benefícios!

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