Todo conhecimento é válido, mas na era da informação – e com um site tão completo quanto o nosso – fica difícil focar em apenas um conteúdo. Organizar o cronograma de um provedor, realizar treinamentos e capacitar a equipe é bem mais difícil quando não existe planejamento. Sabendo que esse é um dos dilemas que atinge a maioria dos nossos clientes, queremos compartilhar com você uma lista com os melhores cursos para provedores de Internet!

Neste momento de isolamento social para conter a disseminação de coronavírus, em que a internet é o maior meio de comunicação, trabalho e entretenimento, é uma boa chance de investir no seu provedor com treinamentos EAD. E quando tudo normalizar, voltaremos com os cursos presenciais.

Seja você um provedor com menor ou maior experiência de mercado, todo o conteúdo recomendado aqui pode ser acessado por meio do nosso site e consumido com extrema facilidade, tanto por você quanto por sua equipe profissional.

Para facilitar, dividimos esse artigo em 2 partes, específicas para dois segmentos de provedores:

Parte 1: os 5 melhores cursos para provedores de Internet com menos de 500 clientes

Parte 2: os 5 melhores cursos para provedores de Internet com mais de 500 clientes

Preparado? Agora é só acompanhar!

Para os provedores iniciantes: os 5 melhores cursos para provedores de Internet com menos de 500 clientes

A palavra chave aqui é qualificação.

Com essa quantidade de clientes assumimos que seu provedor seja iniciante, ainda não conseguiu administrar os recursos da maneira correta ou mesmo que esteja há bastante tempo no mercado, não sabe o porquê de não estar evoluindo.

Se for esse o caso, seu provedor precisa conhecer a legislação, dominar ferramentas como roteadores Mikrotik e trabalhar corretamente com fibra.

Mas não se preocupe, nós elencamos o básico para você sair do zero em termos de conhecimento de provedor de Internet. Atenção! Não pule as etapas. Os treinamentos serão a sua base.

É importante começar corretamente para evitar problemas posteriores.

 

1 – Tributação

Pode acreditar, esse é o nosso curso mais vendido!

Todo provedor iniciante deve ter acesso a esse tipo de conteúdo, afinal ele é a base para montar corretamente um provedor ou corrigir falhas já existentes nesse quesito.

Se você não quer depender eternamente de outros profissionais ou não sabe por que pode estar perdendo lucro, esse é o curso que vai mudar a sua vida!

2 – MTCNA + MTCRE

Esse combo da Mikrotik dará a você a expertise necessária para começar a usar essa poderosa ferramenta de pequenas redes.

O Mikrotik faz tudo o que o provedor precisa, afinal ele possui grande capacidade de transmissão e valores excepcionais quando comparado a outras peças do mercado.

Este curso geralmente é ministrado presencialmente, mas teremos uma turma telepresencial em abril de 2020.

3 – Projetos GPON

Para quem quer trabalhar com fibra, é imprescindível saber projetar redes com alta qualidade e durabilidade. Mais do que isso, seu projeto e iluminação da fibra devem atender os padrões internacionais de intensidade e ser reconhecido pelos equipamentos que serão instalados posteriormente, tudo isso, de maneira adequada e com menor custo de manutenção possível.

Nossa área de projetos é uma das mais experientes do mercado e conta com profissionais que já atenderam desde fabricantes de equipamentos até projetos para milhões de assinantes.

4 – Fibra 360

Esse é disparado o maior e melhor conteúdo em fibra óptica do Brasil.

Como o nome diz, trata-se de um envolvimento 360 graus em fibra óptica, desde conectores até tendências futuras, trabalhando com todas as teorias e práticas de fibra do mercado. Fibra 360 tem dezenas de conteúdos relevantes aos provedores iniciantes.

5 – Infra FTTX

Quem é do meio sabe que para fazer fibra é preciso treinar e praticar muito!

Desde realizar a montagem dos cabos, sangria, CEO, Fist, CTO, conectores, DROP, atendimento, tipos de fibra, EPI’s, fazer fusão, usar as escadas, boas práticas de ancoragem e movimentos de construção de redes ópticas… Enfim, Infra FTTX é o seu curso.

Para os provedores mais experientes: os 5 melhores cursos para provedores de Internet com mais de 500 clientes

Bem, você é um provedor de Internet há algum tempo, com certeza já passou pelas mazelas de começar, se sentiu sozinho, desamparado e por muitas vezes pensou em desistir, mas você é brasileiro e não desiste nunca! – como diz o bordão.

Nessa fase, de superar a casa dos 500 – 1000 assinantes, já é possível enxergar a luz no fim do túnel, mas ainda é preciso afastar alguns fantasmas como o dos impostos altos, concorrência, excesso de cancelamentos, falta ou dificuldade nas vendas e alta inadimplência.

E sinceramente, com a nossa atual experiência, não conhecemos um único provedor que não sofra desses males. Aproveite e confira nosso e-book gratuito sobre as 11 maiores dores de cabeça de um provedor.  Basta clicar aqui, ou na imagem abaixo:
Dono de provedor_Voz e Dados

Por isso podemos afirmar logo o seguinte: para continuar a crescer no mesmo ritmo é obrigatório atacar esses problemas de frente, do contrário, sem conhecimento, seu provedor ficará estagnado.

Da mesma forma também está na hora de conhecer protocolos mais avançados de rede como BGP, OSPF, MPLS e partir para roteadores mais robustos como Huawei, Cisco ou Juniper.

Vamos com calma… Basta seguir as recomendações abaixo!

Os treinamentos da primeira parte do post ainda servirão muito bem para seus funcionários e para você criar uma rede de conhecimento para que seus técnicos e colaboradores não precisem ficar perguntando toda hora como trabalhar corretamente.

Está na hora de se dedicar mais à gestão e às coisas estratégicas da empresa.

Veja abaixo:

1 – Tributação

Não importa a quantidade de assinantes que o provedor tem, toda lista de melhores cursos para provedores de Internet deve conter o de tributação.

Seja para revisar algum assunto ou aprender o conteúdo desde o 0, principalmente para os profissionais recém ingressos na equipe, este curso deve estar incluído na lista.

2 – Formação Huawei ou MTCINE

É como dissemos. Chegou a hora de conhecer protocolos mais avançados de rede como BGP, OSPF, MPLS e partir para roteadores mais robustos como Huawei e Mikrotik que foram os que escolhemos para você, justamente por serem os mais usados por provedores de Internet no Brasil inteiro.

Não fique de fora destas formações em protocolos, é mandatório que você os conheça.

3 – Reversão de cancelamento

Meus amigos, não há um dono de provedor que não sonhe com isso.

Este curso vai te ensinar como reverter o máximo de cancelamentos, como engajar os clientes e colaboradores e como ter agentes de retenção treinados para estancar parte da sangria perdida para a concorrência.

4 – Vendas externas para provedores de Internet

Este curso é uma verdadeira injeção de ânimo! Ele é perfeito para a equipe de vendedores e deve ser constantemente estudado no corpo de vendas de qualquer empresa de TI e Telecom.

O curso de vendas externas aborda conteúdos como planejamento, plantão, folder, abordagem, marketing digital e tradicional até técnicas mais avançadas como funil de vendas, abordagem e convencimento.

Trata-se de uma etiqueta profissional, a receita para o sucesso.

5 – Gestão de inadimplência

O abandono de contrato somado ao não adimplemento é outra ferida aberta no provedor. Se a cada mês você se encontra com o mesmo problema de boa parte dos clientes não realizar o pagamento, por dezenas de razões esse curso será o ideal.

A equipe profissional precisa estar preparada para duas situações: prevenir a inadimplência e saber como reagir caso a mesma venha a acontecer.

Por isso, não perca mais tempo! Pense sempre na qualificação profissional de seus colaboradores.

Escolha a Voz e Dados

O conhecimento é o patrimônio do seu provedor. Ele é muito mais rentável do que equipamentos e dura para sempre! Já passou da hora de seguir os passos recomendados aqui e qualificar a sua empresa.

Um pequeno detalhe: para os membros participantes da Comunidade Voz e Dados todos o 9 cursos apresentados – e muito mais – ficam disponíveis durante todo o tempo. E se você não é membro, adquira o passaporte da Comunidade e desfrute de tudo que ela pode fazer por você!

Assim como em 2012, lá o início da jornada da Voz e Dados, nós queremos capacitar a sua equipe pelos próximos anos. Lembre-se: para concluir uma coisa o primeiro passo é começar agora!

Estamos te esperando.

Deixe uma resposta